Fechar

Fechar

Secretário defende reforma para evitar problemas como em outros países

Da Redação. Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 14:46.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O secretário da Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, defendeu nessa segunda-feira (29) a aprovação da proposta do governo de reforma da Previdência pelo Congresso Nacional.

– O que é importante realçar é que a reforma da Previdência é uma questão de país, não é questão de governo. Para administração do Temer seria até melhor deixar o problema passar para frente e deixar para a próxima, porque quando se escuta reforma da Previdência é um assunto que, no mundo inteiro, tem muita polêmica. Por que a reforma da Previdência é fundamental para o país como todo? Primeiro para tornar o regime previdenciário mais igualitário. Encontramos uma situação de muito privilégio na Previdência. Por exemplo, no estado da Paraíba existem muitos beneficiários de aposentadoria rural e nada se altera. Muda muito a questão do servidor público com salários altos – esclareceu.

Segundo Caetano, grande parte da população brasileira não será afetada pela reforma.

– A grande maioria da população brasileira não é afetada pela reforma da Previdência. Existem estudos que indicam que 9,5% da população é afetada pela reforma da Previdência. Primeiro, quem não é afetado: trabalhador rural, quem recebe beneficio de prestação continuada, LOA e salário mínimo. Muda para quem ganha mais e, principalmente, para servidores públicos – explicou.

O secretário ressaltou que o Brasil pode enfrentar problemas similares a Portugal e Grécia, caso a reforma não seja realizada.

– Tiveram países que não tomaram iniciativa de reconhecer o problema. Vou citar dois exemplos: Portugal e Grécia, que ficaram “empurrando o problema com a barriga”. Tiveram que reduzir valor de aposentadoria e pensão que estavam pagando. Precisamos fazer uma reforma da Previdência para não acontecer no Brasil o que aconteceu nesses países – concluiu.

As informações foram veiculadas na Rádio 101. 1 FM.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube