...

Campina Grande - PB

Coluna do Padre Assis: Procurar Jesus e segui-lo

13/01/2018 às 18:00

Fonte: Da Redação

POR: Padre Assis

A palavra divina neste segundo Domingo do Tempo Comum nos fala da vocação. Dizemos que a vocação é a resposta ao chamado que uma pessoa recebe da parte de Deus. Quem toma a iniciativa e o que chama é o Senhor. Isto se observa claramente na vocação de Samuel, um adolescente inexperiente que vive numa época em que era rara a Palavra de Deus.

Deus chama Samuel (cf. 1Sm 3, 3b-10.19) no silêncio da noite: “Samuel, Samuel!” Ele entende como um chamado e em seu raciocínio lógico, corre e põe-se diante do sacerdote Eli: “Estou aqui!” O menino é pura disponibilidade. Isto acontece por três vezes. A mesma resposta por parte de Samuel e a mesma indicação de Eli: “Se alguém te chamar, responderás: “Senhor, fala, que teu servo escuta!” Na Bíblia o verbo “escutar”, significa acolher no coração e transformar o que ouviu em compromisso de vida.

Estamos imersos numa sociedade que parece não escutar, marcada por um afã comunicacional, mas ao mesmo tempo em que não deixa espaço para acolher a palavra do outro ou o relato existencial que o “outro” significa. Temos um problema não fácil de resolver. Há demasiado “ruído” ambiental e interior. Parece que certo temor ao silêncio nos invade e os gritos do silêncio não se escutam. Daí que as relações interpessoais estejam tão expostas à falência, ao fracasso.

Clique aqui e leia a coluna na íntegra

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons