...

Campina Grande - PB

Auto de Natal do Colégio Marista Pio X volta a se apresentar no Parque da Lagoa

03/12/2017 às 18:50

Fonte: Secom/JP

Foto: SECOM- JP

Foto: Secom-JP

Um dos mais tradicionais e esperados espetáculos natalinos da cidade de João Pessoa volta a ser apresentado no Parque da Lagoa após 21 anos. Trata-se do Auto de Natal produzido pelo Colégio Marista Pio X.

No ano de sua estreia, o espetáculo foi apresentado no local, mas nos anos seguintes passou a ser exibido na Praça da Independência. Esta edição do Auto de Natal acontecerá no domingo (17), às 18h, e faz parte do programa AnimaCentro, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A mudança do local deveu-se a um convite da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e administração do Parque da Lagoa. Durante anos, a encenação era realizada na frente do colégio, utilizando um espaço da Praça da Independência.

Com a reforma da Praça, o espetáculo passou a ser realizado dentro do colégio, já que o público não poderia ficar em cima do gramado.

“O Pio X nos procurou pedindo apoio para a apresentação e demos a sugestão da mudança do local, considerando a importância do evento para o calendário cultural e natalino da cidade”, explicou o diretor de Ação Cultural da Funjope, Sandoval Nóbrega.

A mudança também vai melhorar o acesso da população ao espetáculo, bem como aumentar o número de pessoas que poderão assisti-lo.

“Apresentar o Auto de Natal no Parque da Lagoa foi a forma que encontramos de trazê-lo novamente para que a população tenha acesso a um excelente espetáculo, fruto de um projeto educativo que atua na cidade já há 90 anos”, ressalta o diretor do Colégio Marista, Sérgio Márcio.

O espetáculo deste ano envolverá diversas linguagens artísticas trabalhadas no Colégio, como a música, o teatro, a arte circense, as artes plásticas, canto e dança. São mais de 150 pessoas envolvidas na produção.

A história do nascimento de Jesus será contada sob a perspectiva de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas há 200 anos. Para o fundador, a vida de Maria representa um exemplo a ser seguido para a formação educativa e evangelizadora de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

A expectativa de público é de 5 mil pessoas. Serão arrecadados 2kg de alimento por pessoa. Assim como nos anos anteriores, a doação será destinada ao Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem como objetivo beneficiar a população agrupada em entidades filantrópicas, comunidades e acampamentos urbanos cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

AnimaCentro – O programa visa permitir a manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu.

Ele se consolida como um programa estabelecido em seis pólos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Casa da Pólvora, o Centro Cultural Pavilhão do Chá e o Casarão 34, além do fortalecimento de atividades já permanentes, como o Sabadinho Bom.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons