...

Campina Grande - PB

Ações de vigilância são desenvolvidas em empresas por técnicos do Cerest em Campina

15/12/2017 às 19:23

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

foto: Codecom/CG

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador –Cerest/CG, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, através de parceria com Instituições de Ensino (universidades públicas/privadas e escolas técnicas), desenvolveu durante o ano de 2017, várias ações educativas, com destaque para palestras acerca da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNST.

Ao longo do ano, segundo a coordenadora do Cerest, Anna Karla Souto Maior, os técnicos participaram de nove  SIPATs-  Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em empresas como: Sesi,  Cavesa, Correios, Aeroporto João Suassuna e supermercados, abordando temas como: acidente de trabalho, EPIs, LER/DORT, Direitos à saúde, previdenciário e trabalhista, assédio moral no trabalho, entre outros temas.

Outra ação de destaque, promovida pelo Cerest neste ano de 2017,  envolveu os técnicos e coordenadores  do  Centro de Referencia Regional em Reabilitação em  Saúde do Trabalhador – Cerest, com a extensão do Posto Avançado, objetivando capacitar os profissionais em notificação compulsória em saúde do trabalhador.  A unidade de saúde do trabalhador continua dando suporte aos profissionais do referido órgão.

O Cerest também acolheu alunos dos Cursos de Psicologia  da  Universidade Federal  da Paraíba – UFCG e de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas-  FCM. Depois de terem sido capacitados em Saúde do Trabalhador, os mesmos desenvolveram  ações direcionadas aos trabalhadores e usuários das  Unidades Básicas de Saúde da Família do Município UBSFs).

Segundo a assistente social do Cerest/CG, Maria Gloriete da Silva Paulo,  o trabalho de parceria é importante e necessário para que “possamos levar conhecimento acerca da PNST,  para os profissionais das demais instituições e empresas que desenvolvem  ações  voltadas à  saúde do trabalhador”, enfatizou.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons