...

Campina Grande - PB

Cultivo de batata agroecológica movimenta 14 cidades da PB na região da Borborema

Justiça determina manutenção do racionamento em Campina e região - image data on https://paraibaonline.com.br09/08/2017 às 16:19

Fonte: Da Redação com Ascom

O deputado estadual Jeová Campos, presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, conheceu na manhã desta quarta-feira (09), uma experiência exitosa de plantio de batata agroecológica, no município de Areial, na região da Borborema.

A produção de batata da localidade, que movimenta a economia de 14 municípios da região e envolve o trabalho de cerca de três mil pessoas, foi viabilizada graças à doação de uma semente especial, distribuída pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A visita técnica foi promovida por um conjunto de entidades sindicais ligadas aos trabalhadores rurais e contou ainda com a participação de representantes da Emater.

A propriedade do Sr. Edvaldo Tomé, localizada em Areial, município limítrofe com Montadas, Pocinhos e Esperança, foi a escolhida para a realização da visita técnica e apresentação do plantio das batatas agroecológicas, cujas sementes são altamente produtivas e mais resistentes às pragas.

Justiça determina manutenção do racionamento em Campina e região - image  on https://paraibaonline.com.br

Foto: Ascom

Na propriedade do Sr. Edvaldo, as quatro caixas de sementes plantadas rendeu uma colheita de 70 caixas de batata.

Noutras propriedades, o rendimento chegou a 80 e até 82 caixas de batata, com a mesma quantidade de caixas de semente usadas no plantio.

“Fiquei maravilhado com o que vi aqui, tanto que amanhã (10), às 9h, já agendamos uma reunião com o secretário de Agricultura da Paraíba, Rômulo Montenegro, para tratarmos sobre a ampliação deste plantio e assuntos de interesse dos produtores das batatas agroecológicas”, afirma Jeová.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Segundo o deputado, uma das questões que serão tratadas na reunião, que acontecerá na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, em Jaguaribe, será a recuperação do frigorifico que acondiciona e conserva as sementes e que é um equipamento fundamental para a continuidade do plantio e ainda a atual condição das sementes, que já estão velhas e comprometem a qualidade do plantio.

O deputado lembra que o plantio da batata tradicional, que tanto movimentou a economia da região, entrou em profunda crise por causa da competitividade com a batata do Centro Sul, que utiliza de sementes geneticamente modificadas, e também pelo alto custo de adubos e veneno para combater as pragas.

“Essa pujança pode ressurgir com a batatinha agroecológica, cujas sementes são desenvolvidas para o solo e clima da região, não precisa de veneno e tem alta produtividade e boa qualidade”, destaca Jeová.

“Na condição não apenas de parlamentar, mas, também de presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB tenho o compromisso de apoiar projetos desta natureza, que gerem renda e emprego no campo, e ver de que forma ele pode ser expandido e fortalecido”, argumenta Jeová, lembrando o empenho do governo Ricardo Coutinho que, em 2013, viabilizou o plantio, comprando e distribuindo as sementes da batata agroecológica para os produtores da região da Borborema.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons