...

Campina Grande - PB

Projeto Concerto na Indústria leva música para empresas da Paraíba

15/07/2017 às 9:10

Fonte: Da Redação com Ascom

Boa música e instrumentos clássicos são a matéria-prima do quarteto que, a partir desta quinta-feira, 13, irá percorrer empresas da Paraíba com a missão de levar música para o “chão de fábrica”.

É o projeto SESI Concerto na Indústria, uma ação nova que abriu a programação cultural do SESI em 2017.

A primeira empresa a ser contemplada com o projeto foi a Indústria Tess, instalada no Distrito Industrial de Campina Grande (PB).

A empresa abriu suas portas para o SESI, no intervalo de almoço. Cerca de 150 funcionários sentaram para ouvir o repertório do concerto que contemplou músicas do clássico ao popular.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Nesta primeira apresentação, o SESI homenageou o maestro carioca, César Guerra Peixe, o compositor e instrumentista cearense, Humberto Cavalcante Teixeira, o paraibano Severino Dias de Oliveira (Sivuca) e Chiquinha Gonzaga.

O objetivo do projeto é levar música de qualidade para os trabalhadores das indústrias e despertar neles o interesse pelos bens culturais como forma de agregar valor à qualidade de vida destes trabalhadores.

A meta do projeto será atender 10 empresas e aproximadamente mil trabalhadores na Paraíba, até dezembro deste ano.

O concerto deverá percorrer cidades do litoral ao sertão, especialmente aquelas onde estão localizadas as Unidades do SESI.

Ele será levado às indústrias por músicos profissionais que apresentarão um repertório eclético, do clássico ao popular, abrangendo vários estilos e ritmos a cada apresentação.

“Um dia também sonhei em ser músico no “chão de fábrica”. Eu trabalhava em linha de produção quando despertei para a música e decidi ir em busca do meu sonho”, contou Fabrício Ferreira, músico profissional e coordenador artístico do quarteto que se apresenta nas indústrias.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

“Este projeto é de grande importância para as empresas. Enquanto departamento de Recursos Humanos acreditamos na força cultural do projeto, que está dando a oportunidade destes trabalhadores conhecerem boa música. São pessoas que não estão acostumadas com o estilo clássico e, através desta ação, podemos despertar neles o interesse por grandes compositores”, falou a gerente de Recursos Humanos da Indústria Tess, Andrea Leão.

Estudos e pesquisas científicos já comprovaram que a música é um excelente fator para o aumento da produtividade, uma vez que a depender dos sons emitidos, ela contribui para melhorar a concentração e a criatividade, além de diminuir a tensão.

Um estudo publicado pela Revista Neuroscience of Behavior and Physiology identificou que em uma linha de montagem, os funcionários que ouviam música durante o expediente de trabalho, cometiam menos erros e trabalhavam mais rapidamente.

Em 2014, uma pesquisa feita pela Universidade de Miami (EUA), através do Departamento de Musicoterapia, também indicou que ouvir música durante o expediente de trabalho pode aumentar a produtividade do funcionário.

O estudo foi feito com profissionais de tecnologia e, em geral, aqueles que costumam fazer uso de trilha sonora no trabalho terminam suas tarefas mais rápido e têm ideias melhores, porque o som altera positivamente o humor.

As próximas apresentações do Concerto na Indústria estão marcadas, de forma respectiva, para os dias 18, 20 e 28 nas empresas Rava Embalagem, em Cabedelo; Coteminas, em Campina Grande e ASA Vitamilho, também em Campina Grande.

Para conhecer mais sobre o projeto, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (83) 2101-5357/ 5352.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons