...

Campina Grande - PB

Prédios históricos estão abandonados e em ruínas no Centro de João Pessoa

16/07/2017 às 18:38

Fonte: Da Redação

Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Dezenas de prédios, que compõe o centro histórico de João Pessoa, estão em ruínas e sem perspectiva de restauração.

Há anos os casarões se tornaram um perigo para perdestes e comerciantes, por causa do abandono dos proprietários e poder público.  O valor histórico tem se deteriorado, assim como as paredes.

O abandono pode ser vistos em vários pontos, como num casarão, que está com sua estrutura comprometida e com iminência de desabar, localizado entre a rua Dom Ulrico e avenida Visconde de Pelotas, em frente à praça Dom Adalto.

A avenida João Suassuna, próximo à praça Antenor Navarro, também apresenta prédios abandonados, assim como na avenida Duque de Caxias.

Segundo a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Cassandra Figueiredo Dias, a revitalização dos prédios não é simples pois, apesar de muitos serem de propriedade do Município, Estado e União, alguns são de pessoa física e em sua maioria a identificação destes se torna impossível. Além de que muitos envolve herança.

Recentemente o Iphaep deu início a restauração da Casa dos Azulejos, na praça Dom Adalto, construída no século 19 e que chama atenção por ter sua fachada revestida por azulejos portugueses.

Ainda não há previsão para a finalização do projeto.

*Com informações da TV Cabo Branco

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons