...

Campina Grande - PB

Aesa comenta denúncia do bloqueio do rio Paraíba pelo prefeito de Caraúbas

17/07/2017 às 10:35

Fonte: Da Redação

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, comentou sobre a denúncia de que o prefeito de Caraúbas, Cariri do Estado, teria bloqueado a passagem do rio Paraíba para que não chegue água ao Açude de Boqueirão.

Em entrevista à Rádio Correio FM, nesta segunda-feira, 17, João afirmou que já enviou equipes da Aesa para a cidade e que foi constada a construção de uma passagem molhada e que esta não impede a chegada de água em Boqueirão.

Foto: Paraibaonline

Porém, o gestor ressaltou que qualquer projeto desse tipo deve ser comunicado à Aesa, o que não aconteceu neste caso em específico, e que o órgão está tomando todas as providências para saber de esta obra foi bem executada.

João ponderou também que houve uma redução drástica na vazão das águas que chegam a Monteiro e que já notificou o Ministério da Integração.

– Fomos informados que estava sendo feita uma passagem molhada sobre o rio Paraíba em Caraúbas. Desloquei para lá uma equipe e pedi o apoio da Polícia Ambiental, onde foi feita toda documentação. O nosso engenheiro nos disse que a passagem molhada não está impedindo a passagem das águas do rio São Francisco. Se houver qualquer dano, a obra será removida. O que acontece é que houve uma diminuição na vazão que está chegando a Monteiro. Está chegando a Monteiro apenas 3,2 metros por segundo e nós já chegamos a receber 7,8 metros por segundo – comentou.

Fernandes ponderou também que a diminuição da vazão se deve à manutenção feita pelo Ministério dos canais e estações elevatórias da transposição.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons