...

Campina Grande - PB

Maternidade Frei Damião realiza palestra sobre doação de leite materno

Justiça determina manutenção do racionamento em Campina e região - image data on https://paraibaonline.com.br18/05/2017 às 17:55

Fonte: Da Redação com Secom/PB

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde, realizou, na manhã desta quinta-feira (18), um ciclo de palestras em alusão à Semana da Enfermagem e à V Semana Estadual de Doação de Leite Materno, no auditório da unidade de saúde.

A diretora geral, Ana Márcia Fernandes, além da diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, e a equipe multiprofissional da maternidade participaram da atividade.

Com início às 9h, a primeira palestra abordou o gerenciamento e a organização do cuidado voltado para a segurança do paciente.

“O objetivo é conscientizar os profissionais em relação à qualidade da assistência e segurança do paciente, onde falamos sobre a assistência, os procedimentos técnicos, além de questões científicas”, destacou o enfermeiro e assessor técnico da maternidade, João Rodrigues Albuquerque, que ministrou a palestra.

A gerente de enfermagem da maternidade, Tássia Brito, avaliou que “a educação permanente é sempre válida, para proporcionar qualificação aos profissionais de saúde e oferecer uma melhor assistência e segurança para o paciente”.

Já o segundo momento contou com a participação da diretora de assistência do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Érika Marçal, que falou sobre o manejo clínico da lactação na perspectiva dos 10 passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), além da influência do profissional de saúde em relação à amamentação e à implantação da portaria 1.153 de 2014.

“Essa atualização dos profissionais é super importante para a padronização e manutenção da rotina da assistência, visto que a maternidade está inserida na iniciativa Hospital Amiga da Criança”, observou.

Para a enfermeira do bloco cirúrgico, Walkiria Costa, que trabalha na Maternidade Frei Damião há 19 anos, “a qualificação profissional aprimora o conhecimento e também os serviços, além de preparar o profissional de saúde, para dar assistência adequada desde a porta de entrada do serviço”.

Dando continuidade ao ciclo de palestras, à tarde foi abordada a importância do núcleo de segurança do paciente, dentro do ambiente hospitalar, ministrada pela médica anestesiologista Maria de Fátima de Oliveira e, às 18h, palestra sobre a enfermagem obstétrica.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Ainda como parte da programação, na última terça-feira (16), em alusão ao Dia Internacional de Higienização das Mãos e o Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares, ambos comemorados em 5 e 15 de maio, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), foi ministrada uma palestra pela enfermeira Renata Dantas Alencar, sob a coordenação da médica infectologista Helena Germóglio com o tema.

“A importância da higienização das mãos e a história do controle de infecção hospitalar. O objetivo é conscientizar sobre a importância da realização das boas práticas na assistência a saúde”, destacou.

Referência para todo o estado – A Maternidade Frei Damião é referência para os 223 municípios paraibanos e ainda atende cidades pertencentes a estados vizinhos, a exemplo, do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A unidade de saúde realiza uma média de 1.500 atendimentos, além de 300 partos mensalmente. Do total de partos 60% é normal (humanizado) e 40% cesárea.

Estrutura – A Maternidade Frei Damião conta com 63 leitos, entre eles 36 obstétricos, distribuídos em nove enfermarias, seis de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo), quatro de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) e seis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI materna).

Semana de doação de leite materno – Até esta sexta-feira (19), estão sendo realizadas atividades de sensibilização nas maternidades do estado.

A abertura da programação ocorreu na última segunda-feira (15), com um café da manhã para as doadoras e mães que amamentam no Banco de Leite Humano Anita Cabral.

Durante toda a semana ocorrem atividades em todo o estado, para a promoção da doação de leite materno, por meio dos seis Bancos de Leite em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras e dos 21 Postos de Coleta, entre os quais se destacam os de Pombal, Santa Luzia, Sousa, Mamanguape e Taperoá, que realizam atividades locais para esse incentivo.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons