...

Campina Grande - PB

Pesquisador aponta uso inapropriado da Caatinga e degradação no Semiárido

Justiça determina manutenção do racionamento em Campina e região - image data on https://paraibaonline.com.br06/04/2017 às 9:24

Fonte: Da Redação*

O pesquisador visitante do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Humberto Barbosa comentou sobre os fatores que estão causando a perda da cobertura vegetal na Paraíba e citou que a média do Estado está sendo considerada pior que os demais estados, tendo em vista o posicionamento geográfico.

Ele explicou que vários processos físicos como seca e solo pobre, além da ação do homem, estão resultando no diagnóstico de desertificação.

Justiça determina manutenção do racionamento em Campina e região - image  on https://paraibaonline.com.br

Foto: Paraibaonline

Humberto afirmou que a região central da Paraíba hoje é considerada a mais vulnerável e seca das regiões estudadas.

O pesquisador disse ainda que é preciso que existam políticas públicas para que a caatinga seja preservada, criando mecanismos para que a região possa proteger sua vegetação através de uma unidade de conservação.

– Quando a gente tira a cobertura vegetal, a gente tira a possibilidade de transformar as condições meteorológicas em chuva. A Paraíba está entre os estados que têm o menor índice de conservação. Historicamente, a Caatinga sempre foi colocada como o primo pobre, enquanto a Amazônia rende projetos e a atenção internacional – frisou.

Segundo Barbosa, a Caatinga está sofrendo com o processo de degradação ambiental e com a ação de desmatamento do homem.

Ele disse ainda que a remoção feita pelo homem tem fins comerciais para a venda da lenha e lamentou que faltem políticas públicas para combater o uso inapropriado do bioma.

*As informações foram concedidas em entrevista à Rádio Caturité AM.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons