...

Campina Grande - PB

Guarda Municipal encerra treinamento com exercício prático de rapel, em João Pessoa

Image data08/04/2017 às 8:02

Fonte: Secom/JP

Image

foto: Secom/JP

Agentes da Guarda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Defesa Civil, enceraram a capacitação do curso de ‘Trabalho em altura’, na manhã desta sexta-feira (7), com uma atividade prática.

A operação, que contou com 22 agentes da Guarda Municipal e 6 do Grupo de Ação Ambiental do Município (GAAM), faz parte da colocação de uma lona na barreira localizada na BR-230, no bairro do Castelo Branco.

Com piquetes e arames, e empregando técnicas de rapel, a equipe trabalhou sob sol forte para fixar bem a lona no terreno e impedir que a água da chuva provocasse erosão, levando sedimentos em direção a pista, podendo provocar acidentes.

Segundo José Severino de Figueiredo, comandante da Guarda, o curso de Trabalho em Altura (técnica de rapel) preparou esses servidores para participar, de forma efetiva, nas ações de segurança e colocação de lonas de contenção em áreas de difícil acesso como barreiras e locais íngremes.

“O guarda Municipal hoje é um agente promotor da cidadania, ou seja, cuida do patrimônio público, mas trabalha também interagindo com as pessoas. Estamos nos capacitando para melhor servir a população”, destacou.

O Curso – Trabalho em Altura (técnica de rapel), realizado em parceria com o Centro de Formação de Bombeiro Civil e Socorrista (Seacre/PB). forma profissionais capacitados a exercer serviços acima do nível do solo, sabendo reconhecer os riscos relacionados às atividades de trabalho em altura, identificando as exigências normativas referentes à segurança nos trabalhos em altura e estabelecendo os procedimentos necessários à realização dos trabalhados em altura.

Durante o curso, os participantes conheceram técnicas e materiais empregados nas atividades verticais (subida e descida de barreiras).

O agente Municipal Claudionaldo Costa, na Guarda Municipal desde 1992, avaliou a importância de instruir sobre as técnicas de trabalho e resgate em altura, a fim de formar profissionais capacitados a exercer serviços acima do nível do solo com maior segurança. “A parte teórica é importante, mas é na prática que percebemos se estamos aptos ou não ao trabalho”, completou.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons