...

Campina Grande - PB

Coluna de Alexandre Moura: A UFCG e o “Soldado do Futuro”

Caixa eletrônico da Secretaria de Saúde de CG é explodido durante a madrugada - image data on https://paraibaonline.com.br07/04/2017 às 10:18

Fonte: Da Redação

Caixa eletrônico da Secretaria de Saúde de CG é explodido durante a madrugada - image  on https://paraibaonline.com.br

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Na última edição da LAAD (Feira Internacional de Defesa e Segurança Pública e Corporativa) que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 deste mês, a empresa americana “Motorola Solutions Inc” apresentou diversas aplicações de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) voltadas para o “Soldado do Futuro” (nome genérico utilizado para se referir ao soldado equipado ou “vestido” para alguns) com sistemas tecnológicos de última geração, que permitem a “visualização e gestão de informações em tempo real” no campo de batalha pelos combatentes, através do uso, dentre outros, de dispositivos móveis (semelhantes a smartphones).

Entre as soluções demonstradas, estava o aplicativo “SMO (Secure Mobile Office), desenvolvido em parceria com a UFCG – Universidade Federal de Campina Grande”.

O SMO pode ser instalado em um smartphone comum, “permitindo colaboração multimídia, consulta e anotações em mapas, mensagens de texto, vídeo, voz e acesso a bancos de dados”.

Novamente, o “Polo Educacional Tecnológico” de Campina Grande é destaque em nível internacional!

“ITASat”

Este é o nome de um “nanossatélite” (satélite de pequenas dimensões em formato de “cubo” e 7kg de peso total) totalmente desenvolvido no Brasil pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e que será lançado ao espaço, até o final do ano, pela empresa americana SpaceX utilizando o foguete “Falcon 9”.

Segundo a FAB – Força Aérea Brasileira, o ITASat “é uma iniciativa da AEB – Agência Espacial Brasileira para o desenvolvimento de satélites universitários”.

O principal objetivo do projeto do ITA é a capacitar alunos de graduação em engenharia aeroespacial do instituto e de diversas universidades brasileiras, através de pesquisa, desenvolvimento, fabricação e operação de satélites de pequenas dimensões.

Aplicativo para Encontrar Medicamentos

Dez municípios do estado de Santa Catarina, que compõem a AMFRI – Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí, estão implantando “uma série de ações voltadas à inovação, que permitem facilitar a vida da população e contribuir com o desenvolvimento regional”.

Dentre as ações está à disponibilização de um aplicativo (App) para celular, que visa facilitar o acesso a informações sobre medicamentos, locais e quantidades disponíveis, em cada cidade. Desta forma, o cidadão pode verificar onde determinado remédio está disponível e obtê-lo de forma mais rápida.

Este é um exemplo das iniciativas e soluções, que o projeto “InovAmfri” criado pela AMFRI está implantando em parceria com o governo do estado de Santa Catarina.

Segundo os coordenadores do projeto, “é o primeiro passo de uma série de ações que vão permitir no futuro, por exemplo, a marcação de consultas e acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes, pelos médicos de qualquer dos 10 municípios”, maximizando a prestação dos serviços de saúde disponíveis nas cidades da região da Foz do Rio Itajaí. Ótima ideia!

“Ethanol Summit 2017”

Nos dias 26 e 27 de junho próximo, na cidade de São Paulo, vai acontecer a edição 2017 do “Ethanol Summit”. Esta será a sexta edição do evento, que é o maior congresso sobre energias renováveis do Brasil e um dos mais importantes do mundo.

Segundo os organizadores, o tema central deste ano é “Um salto para 2030”. São esperados cerca de 2.500 participantes, com forte presença de lideranças empresariais, autoridades de diversos níveis governamentais, representantes de ONGs, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos do Brasil e do exterior.

Mais informações no site www.ethanolsummit.com.br.

(*) Engenheiro Eletrônico

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons