Quantcast

Fechar

logo

Fechar

PMCG quer revitalizar malha ferroviária de Campina ao Distrito de Galante

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 1 de agosto de 2016 às 14:48.

A Prefeitura de Campina Grande deu início, desde a última sexta-feira, a um processo de entendimentos para a aquisição da área da Estação Ferroviária Nova e da malha ferroviária, que ficam próximo do Comando do II Batalhão de Polícia Militar, no bairro do Quarenta.

O objetivo é preservar o patrimônio histórico, que é tombado pelo IPHAEP, e investir na revitalização para assegurar o potencial turístico do patrimônio.

É que a linha férrea, que liga Campina Grande ao Distrito de Galante, é um dos elementos responsáveis por uma das principais atrações do Maior São João do Mundo de Campina Grande: o trem do forró.

O assunto foi tema de uma reunião entre o Poder Executivo municipal, o procurador geral de Campina Grande José Fernandes Mariz, representantes do IPHAN, DNIT e a procuradora da República Acássia Soares Suassuna.

Hoje, o prédio da Estação Nova e a malha ferroviária estão sob a responsabilidade do DNIT, mas os representantes do órgão que participaram da reunião deixaram claro que o órgão não se opõe à cessão do patrimônio para o município.

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

“Com isso nós queremos conjugar a preservação do patrimônio histórico e a atividade turística. E para o futuro também irá facilitar a questão do VLT, já que o município hoje não possui o domínio sobre a malha ferroviária”, destacou o procurador geral do município, José Fernandes Mariz.

Durante o encontro ficou acertada a criação de um grupo de trabalho, com todos os órgãos envolvidos, para identificação da área de interesse do município e a elaboração de uma proposta de utilização. O grupo apresentará no prazo de 60 dias o projeto de utilização da área.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube