...

Campina Grande - PB

Romero entrega Viveiro de Mudas e iluminação nessa terça

Medida cautelar suspende criação da Guarda Militar - image data on https://paraibaonline.com.br27/06/2016 às 15:19

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, fará nessa terça-feira, 28, às 17h, a entrega do novo Viveiro Municipal, que funcionará na rua Manoel Motta, bairro São Januário, antigo Ibama.

Na mesma ocasião será entregue a iluminação em LED da avenida Portugal, que compreenderá todo o trecho que segue do bairro de São Januário até a comunidade Lagoa de Dentro, no distrito de São José da Mata.

A iluminação compreende 5 quilômetros, onde foram instalados 170 postes com lâmpadas de vapor metálico, representando um investimento da ordem de R$ 680 mil (recursos da PMCG).

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Geraldo Nobre, disse que o novo Viveiro Municipal será entregue com um estoque de 18,5 mil mudas de 36 espécies de árvores, entre as ornamentais e frutíferas. Ele ressaltou que, por dia, são produzidas cerca de 300 novas mudas.

“O novo Viveiro Municipal oferece o suporte necessário ao Projeto Minha Árvore, desenvolvido pela Prefeitura Municipal desde 2014 e que, até o momento, efetuou o plantio de 12,5 mil mudas”, disse.

Além das mudas produzidas, o Viveiro Municipal recebe doações de instituições públicas e do setor privado e outras provenientes de compensações ambientais.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por exemplo, fez uma doação de 15 mil mudas de árvores. “Há também as compensações ambientais”, disse Geraldo Nobre.

Foto: Codecom/PB

Foto: Codecom/PB

Em breve, Campina Grande também ganhará o seu primeiro Jardim Botânico, que terá como sede a Mata do Louzeiro, e uma segunda reserva no Complexo Multimodal Aluízio Campos, no bairro do Ligeiro.

As 15 mil mudas da UEPB serão destinadas à Mata do Louzeiro, que ao todo receberá o plantio de 35 mil mudas.

MINHA ÁRVORE – Entre os bairros já beneficiados pelo “Minha Árvore” estão Três Irmãs, os conjuntos habitacionais Santa Mônica, Ana Amélia e Ronaldo Cunha Lima, além dos bairros Rocha Cavalcante, Cinza, Jardim Verdejante, Alto Branco, Lauritzen, Jardim Paulistano, Cruzeiro, Sandra Cavalcante, Castelo Branco, Nova Brasília e Catolé, entre outros.

Foram ainda beneficiados logradouros, praças e canteiros centrais dos principais corredores da cidade, a exemplo das avenidas Manoel Tavares, Almirante Barroso, Portugal, Floriano Peixoto, Costa e Silva e Juscelino Kubistchek, Almeida Barreto, Avenida Otacílio Nepomuceno, além de toda a área do Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, conjuntos da Cehap, Acácio Figueiredo e Raimundo Suassuna. “Vamos plantar as mudas e colocar grades”, disse Denise Sena.

viveiro de mudas.jpeg pmcg

Foto: Codecom/PB

O projeto “Minha Árvore” chegou às escolas e os alunos aderiram ao programa. A Prefeitura presta assistência para quem fizer adesão ao projeto e plantar uma árvore em casa, conforme explicou a coordenadora de meio ambiente do Município, Denise Sena.

“Quando os alunos fazem adesão ao programa, nós encaminhamos uma equipe da Sesuma para fazer o plantio com a autorização dos pais. Além da orientação, fornecemos as grades de madeira que protegem as mudas”, detalhou. Na adesão, os pais decidem qual muda plantar, entre várias espécies frutíferas ou ornamentais.

Técnicos da Sesuma também auxiliam as famílias com informações sobre como plantar e cuidar corretamente das mudas.

Conforme cronograma, da segunda até a sexta-feira é realizado o plantio programado, nos bairros contemplados. Aos sábados o plantio é diferenciado, beneficiando moradores que solicitam as mudas à equipe da Sesuma.

Entre as mudas plantadas estão espécies de ipês, mororós, jasmim, jacarandá, cacau bravo, sombreiros, oitizeiros, flamboyants, cassia, aroeiras, oliveiras e acácia ferruginea, entre outras espécies. Já entre as mudas de árvores frutíferas estão as goiabeiras, acerolas e pitangas. Mais informações sobre o projeto “Minha Árvore” e a solicitação do plantio de mudas podem ser feitas pelo telefone 3341-0600.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons