...

Campina Grande - PB

Romero abre 6ª Conferência Municipal de Campina Grande

Medida cautelar suspende criação da Guarda Militar - image data on https://paraibaonline.com.br17/06/2016 às 22:30

Fonte: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Discutir a política urbana, para construir uma cidade mais democrática e inclusiva, aproximando as ações dos governos à realidade da população.

Com esse objetivo, o prefeito Romero Rodrigues abriu, oficialmente, na noite desta sexta-feira, 17, no auditório do Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Loureiro (CTE), a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Campina Grande.

Até as 17h deste sábado, 18, o evento se estende com palestras, exposições e debates, sempre dentro do contexto do tema, que é “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

“Os debates que serão realizados aqui, vão construir argumentos sólidos em torno das demandas das necessidades de Campina Grande. E que nós possamos escolher pessoas com independência política, delegados que possam realmente representar bem a cidade nas conferências em nível estadual e nacional”, discursou o prefeito.

Romero salientou ainda que o intuito de todos os participantes da conferência, independente do matiz ideológico, é construir uma cidade melhor.

Entre vereadores, secretários, líderes comunitários e demais autoridades presentes, destaque para Cláudio Porto, presidente da empresa Macroplan, que vem realizando os estudos do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Campina Grande para os próximos 20 anos.

“A cidade está no caminho certo. Realizar um planejamento como esse que está em andamento aqui é certeza de que bons frutos serão colhidos. Na década passada, tivemos a satisfação de tocar um projeto igual em Belo Horizonte. Hoje, a capital mineira cresce e se desenvolve mais do que outras grandes cidades, justamente por conta dos resultados do plano estratégico. Campina Grande, como a gente costuma dizer, é uma cidade de identidade forte, onde as pessoas que vivem nela não são indiferentes ao seu lugar. É por isso que estamos seguros: esse planejamento vai traçar uma rota muito adequada para que a cidade supere os novos desafios que estão colocados no caminho”, comentou Porto.

Além do presidente da Macroplan, a professora da Universidade Federal de Campina Grande, Lívia Miranda, também discutiu o tema “O Planejamento Urbano como apoio à função social”. Por sua vez, o secretário de Planejamento  e Obras do município, André Agra, abordou palestra sobre “O Caso do Complexo Aluízio Campos”.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Às 8h deste sábado, 18, a programação segue com a apresentação do Regimento Interno da Conferência. Depois, serão discutidas as seguintes temáticas: “O Plano Diretor de Campina Grande”, com a participação da arquiteta Morgana Targino; “A cidade que queremos: com saneamento ambiental, segurança hídrica e moradia para todas as pessoas”, tema que será abordado pela professora Patrícia Feitosa, da UFCG e o secretário André Agra; e “A função social da cidade e da propriedade”, que será apresentado pela professora Hilmária Xavier, da Universidade Estadual da Paraíba.

No período da tarde, serão apresentadas as propostas dos grupos de trabalho para eleição das três que serão levadas para discussão na Conferência Estadual, a ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de março de 2017, em local ainda a ser definido.

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Campina Grande segue aberta ao público e contará com as seguintes categorias de participantes: I – delegados (as) por seus respectivos segmentos, respeitando os percentuais definidos pelo Regimento da 6ª Conferência Nacional das Cidades; II – observadores; III- convidados, e; IV- expositores e palestrantes.

Mesmo a Conferência sendo aberta à sociedade, a organização do evento lembra que apenas as delegadas e delegados terão direito a voz e voto, gerando como resultado das discussões um relatório final, a partir da sistematização das propostas aprovadas, que será enviado à Comissão Organizadora Estadual competente.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons