...

Campina Grande - PB

Maior São João do Mundo chega ao seu ápice com várias atrações em toda a cidade

Medida cautelar suspende criação da Guarda Militar - image data on https://paraibaonline.com.br23/06/2016 às 9:39

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

parque-povoFoto: Codecom/CG

Chegamos ao ápice da festa mais bonita do Brasil.

E nesta quinta-feira, 23, dia que antecede o tradicional feriado nordestino de São João, Campina Grande está repleta de atrações musicais e entretenimento para todos os gostos e idades.

O Parque do Povo, área com 43 mil metros quadrados e principal cenário d’O Maior São João do Mundo, garante atrações diversificadas, que vão do forró pé de serra ao estilizado e shows com artistas consagrados nacionalmente, todos tradicionais na festa.

Que o diga a cantora Elba Ramalho. A paraibana é uma das principais atrações do evento, e quando se apresenta no palco principal do Parque do Povo normalmente leva milhares de forrozeiros para abrilhantar a noite mais importante da festa junina.

Também subirão ao palco nesta quinta-feira o cantor Zé Calixto, Iohannes & Forró do Imperador e Geraldinho Lins.

A festa também será marcada pelo show pirotécnico, com duração de 12 minutos, que acontecerá na virada para o Dia de São João.

O espetáculo de luz e cores é tradição no Parque do Povo, carinhosamente chamado de Quartel General do Forró, e todos os anos é recebido ao som de “Olha Pro Céu Meu Amor”, consagrado na voz de Elba Ramalho.

Nas palhoças e demais palcos do Parque do Povo a festa não para e a animação ficará por conta dos trios do forró. Vão ditar o ritmo no Palco Cultural Zé Lagoa o Trio Os Ancelmos, Roberto do Acordeon, GG Bismark e Expresso Pau de Arara.

Na Palhoça Zé Bezerra quem vai comandar o arrasta-pé serão os Trios Forró Quentão, Banda Mr. Jô e do Trio Dudu e Forró Chick. E na Palhoça Seu Vavá o forró ficará por conta dos trios As Favoritas, Mandacaru e Forró Swingado. Já na Pirâmide, acontecerá o penúltimo dia da etapa estadual do Festival de Quadrilhas.

Mas, a animação e o entretenimento não ficarão restritos ao Parque do Povo. A mais importante festa de Campina Grande tomou conta das principais área da cidade, dos pontos turísticos e também dos distritos da cidade.

Campina Grande, cidade que faz o maior festa junina do Brasil, afinal, são 31 dias de festa, reserva muitas surpresas e forró para quem estiver na cidade.

Veja agora outras opções que a 34ª edição do Maior São João do Mundo oferece na programação junina reservada para esta quinta-feira.

Um dos pontos turísticos que mostra a história da cidade de Campina Grande é o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Museu é aberto diariamente ao público, das 8h às 11h e por todo o período da tarde.

Atração destaque neste São João, no distrito de São José da Mata, é o Avião do Forró. Trata-se de um show de paraquedismo que é realizado a partir das 8h até as 17h. Além do paraquedismo, o Avião também faz voos panorâmicos, sobrevoando São José da Mata, Campina Grande, Parque do Povo e Galante, depois retornando para São José da Mata.

salao-artesanatoNesta edição 2016 do Maior São João do Mundo, a Prefeitura Municipal inaugurou o I Salão de Artesanato de Campina Grande. Conforme Gilmar Aureliano, diretor de investimentos da AMDE – Agência Municipal de Desenvolvimento, o Salão de Artesanato de Campina Grande mostra ao público trabalhos de artesãos desde os mais consagrados até os que, de alguma forma, não participavam de outras exposições ou do Salão de Artesanato da Paraíba. Além do artesanato, o Salão de Artesanato de Campina Grande oferece ao público música com os trios de forró pé de serra. O Salão abre para visitação a partir das 9h da manhã e funciona na Estação Velha.

As comemorações do Sítio São João começam a partir das 10h da manhã. Lá, campinenses e turistas terão a oportunidade de desfrutar da história do povo nordestino e assistir apresentações de trios pé de serra. O Sítio São João, que remonta uma pequena vila rural, com sítios, mercearias e casas de farinha, é aberto ao público às 10h e fica localizado na avenida Consul Joseph Noujaim Habib, bairro do Catolé.

Às 10h da manhã desta quinta-feira, turistas e campinenses são convidados a entrar no clima junino com a tradicional Locomotiva do Forró, que terá sua saída com destino a Galante a partir 10h. A Locomotiva oferece aos passageiros trios de forró pé de serra, animando os forrozeiros até a chegada para a festa em Galante. Sua saída será da Estação Velha (ao lado do supermercado Hiper Bompreço, no bairro do Açude Velho).

forro-busJá o Forró Bus, outra novidade d’O Maior São João do Mundo, faz passeios de ônibus em visita aos pontos turísticos da cidade campinense. Saída às 9h da manhã, da Auto Car Turismo. A Auto Car fica localizada na rua Dr. Severino Ribeiro Cruz, 625, Centro.

A Vila do Artesão, neste dia 23, trará para o público apresentações de quadrilhas, grupos de danças e também a oportunidade de o público conhecer um pouco da vida no interior das cidades do Nordeste por meio de uma visita a Casa de Taipa, a Bodega, a Igreja e ao Memorial do Mestre Galdino. Haverá também apresentações de trios de forró pé de serra. A vila abrirá as portas às 13h.

O Memorial do Maior São João do Mundo é coordenado pela professora Cléa Cordeiro. O Museu mostrar toda a origem e evolução histórica d’O Maior São João do Mundo. O memorial é aberto às 14h e está localizado na rua Tiradentes, 165, Centro (próximo ao Parque do Povo).

musical-fole2Às 20h o Teatro Municipal promoverá o espetáculo musical O Folé Roncou – Uma história de Forró. O espetáculo apresenta a riqueza da cultura popular em forma de musical e cenas teatrais. O evento tem entrada gratuita ao público. O está localizado na avenida Marechal Floriano Peixono, S/N, Centro.

O Spazzio trará para o público amor, paixão, e forró com a apresentação das bandas: Aviões do Forró, Jorge e Mateus, Geraldinho Lins e Capilé. No Distrito de Galante os turistas e campinenses poderão assistir shows de Forró Kent, GG Bismarck, Farra do Sheik. Vale lembrar também do tradicional Arraiá de Cumpadi, que acontece no Distrito de Galante, onde o público poderá dançar forró com Niedson Lua, Cris Oliveira e os Filhos do Rei, Roninho do Acordeon, Forró Quentão e Grupo Caisca. No Campestre Clube, localizado no bairro do Catolé, a partir das 22h30, a festa ficará por conta de Edgley Miguel, Os Três do Nordeste e Flor de Mandacaru.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons