...

Campina Grande - PB

João sobre Poções e Camalaú: “Os açudes estão preparados para receber toda água”

Governador antecipa o fim do racionamento em Campina Grande - image data on https://paraibaonline.com.br23/06/2016 às 17:58

Fonte: Da Redação

Nas últimas semanas parlamentares campinenses, que foram a Brasília com o prefeito Romero Rodrigues, não trouxeram boas notícias a população paraibana.

Segundo informações do Ministério da Integração Nacional, as águas da transposição do Rio São Francisco não poderiam desembocar no Açude de Boqueirão pelo motivo da barragem de Camalaú não suportar a vazão da água.

Além da barragem de Camalaú estar inadequada para o recebimento das águas, o sindicalista Wilton Maia Velez apontou que a barragem de Poções, localizada em Monteiro, também tem problemas estruturais.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), João Fernandes, disse em entrevista que declarações não são verídicas.

joao_fernandes30

Foto: Ascom

– Isso é tudo mentira, isso é ignorância, só um cego e analfabeto pode dizer isso. O açude de Poções é capaz de receber 30 milhões de metros cúbicos. O que acontece é que, como não se previa essa história de fazer transposição, a caixa de descarga dele só tem 50 centímetros de altura. O projeto já está pronto, eu peguei uma cópia do projeto no Dnocs e entreguei ao secretário de Recursos Hídricos. O Dnocs já está fazendo a licitação e a concorrência para abrir o balde do açude, colocar dois tubos de 1,60 de diâmetro e 1,60 de altura, colocar as torneiras para que possa passar livremente por lá. Os açudes estão preparados e capazes de receber toda água. Por precaução, Poções vai ter esses dois tubos e vão aumentar em 50 metros do sangradouro – esclareceu.

Um projeto semelhante, segundo João, está sendo feito para o açude de Camalaú que tem capacidade de armazenar 48 milhões de metros cúbicos de água.

As  informações foram veiculadas na Rádio Caturité AM.

 

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons