...

Campina Grande - PB

Iniciada a coleta de dados do Censo Escolar 2016

PSDB anuncia convenções em todos os níveis - image data on https://paraibaonline.com.br28/06/2016 às 14:35

Fonte: Da Redação com Ascom

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) iniciou na segunda-feira (27), a coleta de dados das atividades escolares para o Censo Escolar da Educação Básica, que é feita através da internet pelo sistema Educacenso, até o dia 27 de agosto.

De acordo com a coordenadora do Censo Escolar da Rede Municipal de Ensino, Rose Leão, o sistema estará aberto até 27 de agosto para a coleta de dados da primeira etapa.

– Apenas os diretores e secretários escolares podem inserir informações das escolas. Os dados podem ser passados ao sistema na escola ou no Laboratório 1 do CTE – Centro de Tecnologia Educacional. No entanto, o fechamento do Censo Escolar tem que ser no CTE com o acompanhamento da Coordenação do Censo da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal – destacou Rose Leão.

Ela também alerta os gestores para que não deixem para a última hora, para não sobrecarregar o sistema. “A escola que não participar do Censo pode ficar sem receber recursos”.

Os dados são compilados e publicados preliminarmente no Diário Oficial da União, quando então os gestores das escolas de educação básica podem fazer a conferência e a retificação de informações, quando necessário, corrigindo os erros diretamente no sistema Educacenso 2016, pela internet. Nessa etapa os diretores apenas podem fazer as correções, em inserir novas informações.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Na segunda etapa do Educacenso, que ainda não tem data prevista, o sistema informatizado irá liberar o módulo, Situação do Aluno no Educacenso, quando poderão ser informados os dados de rendimento e movimento escolar de todos os alunos declarados no Censo Escolar. Os dados também só poderão ser informados pelos gestores da escola ou por um responsável pela escola.

IMPORTÂNCIA DO CENSO

O Censo Escolar 2016 terá todas as informações sobre todos os alunos das redes pública e privada, que estejam matriculados no ensino básico, mostrando um retrato fiel da educação brasileira.

As informações são importantes para que o Inep possa calcular as taxas de abandono, de rendimentos, de movimento, e também do IDEB que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um dos instrumentos usados pelo Ministério da Educação para verificação do cumprimento de metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE, de todos os municípios brasileiros.

O levantamento de dados irá possibilitar ao Ministério da Educação a formulação de propostas de políticas públicas voltadas para a educação básica de todas as crianças, procurando reduzir o abandono escolar e melhorar o sistema educacional como um todo.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons