...

Campina Grande - PB

Dilma explica atrasos nas obras de transposição do Rio São Francisco

Comerciante mata quatro bandidos, após reagir a assalto em Cacimba de Dentro - image data on https://paraibaonline.com.br29/06/2016 às 18:18

Fonte: Da Redação

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT), comentou durante entrevista à Rádio Panorâmica FM, nesta quarta-feira, 29, sobre o atraso nas obras de transposição do Rio São Francisco.

Dilma criticou a postura do presidente interino, Michel Temer, e a gestão dele, afirmando que o peemedebista e a gestão provisória não deu nenhuma contribuição ao longo dos seis anos de obras.

– É fantástico um governo que está há quarenta dias no poder dizer que existe atraso em uma obra que eles não deram uma única contribuição nesses seis anos. Na verdade, essa obra é extremamente complexa. O Brasil nunca fez uma obra dessa proporção. O eixo norte envolve 260 quilômetros. Capta água em Cabrobó, em Pernambuco, e vai até Cajazeiras na Paraíba. O eixo leste, de 217 quilômetros, capta água de Itaparica, na Bahia, e vai até Monteiro, na Paraíba. Mas, não são os quilômetros que são complexos, mas sim porque a obra tem nove estações de bombeamento e algumas das estações equivalem a edifícios de 30 andares. Têm 27 reservatórios, quatro túneis e tem uma complexa sub instalações de energia elétrica 250 quilowatts – explanou.

A petista explicou ainda que quando a obra foi iniciada se pensava que a conclusão daria para ser feita em quatro anos, mas, devido a complexidade, não foi possível.

Dilma-Rousseff

Foto: Agência Brasil

– As pessoas achavam que conseguiam fazê-la em quatro anos, mas não foi possível, não por falta de recursos, mas porque as nossas empresas não tinham experiência para fazer a ligação. Essa reverberação que existe em Campina Grande é de quem nunca tentou fazer uma obra dessa envergadura. Engenheiro de obra feita é fácil. Além disso, a transposição vai beneficiar uma série de municípios ao longo de todo o semiárido nordestino. A Paraíba tem duplo benefício, tanto no eixo leste quanto no norte. O eixo leste e o norte vão perenizar os rios da Paraíba. Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará vão ser os estados mais beneficiados com a transposição – comentou.

Dilma frisou que a transposição poderia ter sido feita antes, mas não houve decisão política.

– Antes de dizerem que houve atraso de uma obra que eles não sabem e não conhecem, eles deveriam dizer que uma obra que deveria ter sido feita há mais de cem anos foi um nordestino que mostrou vontade política de construir essa obra, que foi o presidente Lula. A obra está prestes a ser entregue no final desse ano, não sei se houve algum atraso, mas era essa a previsão. Se ficar pronta no início do ano que vem está muito bom. Na Paraíba, irá perenizar a maioria dos rios e isso irá gerar condições de renda, geração de emprego, de atração – finalizou.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons