...

Campina Grande - PB

Coordenadoria da Mulher entrega certificados profissionalizantes para mulheres

Fraudes à Previdência passam de R$ 56 bilhões - image data on https://paraibaonline.com.br28/06/2016 às 13:40

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou na manhã desta terça-feira, 28, na pirâmide do Parque do Povo, a solenidade de entrega de certificados para 220 mulheres que participaram, neste semestre, de vários cursos profissionalizantes.

Segundo a coordenadora Marli Castelo Branco, a iniciativa teve grande importância por retirar centenas de mulheres do ciclo de violência doméstica e colocá-las no mercado de trabalho.

As participantes receberam certificação em várias áreas. Foram oferecidos cursos de Pedreiro, Panificação, Microinformática, Manutenção de Computadores e Eletricista. Alguns cursos tiveram a duração de até três meses.

“Hoje, felizmente, as mulheres têm um fabuloso leque de opções e estão em todos os lugares. Por isso, graças a esta diversidade, cada vez mais ocupamos novos espaços no mercado de trabalho. Assim, o governo municipal e os nossos parceiros viabilizaram a qualificação profissional deste segmento social”, afirmou Marli Castelo Branco.

Conforme destacou, muitas mulheres já estão inseridas no mercado de trabalho, a exemplo de algumas que fizeram os cursos de confeitaria e panificação. Estas ex-alunas trabalharam intensamente neste mês de junho, sobretudo em função dos festejos juninos de Campina Grande, atuando na confecção de doces, bolos e outros produtos.

Marli informou que houve, nesta terça-feira, o encerramento de mais um ciclo de cursos. Porém outros acontecerão em breve, pois a meta do governo municipal é fazer novos projetos, sendo esta a orientação do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.

coordenadoria da mulher.jpg2

Foto: Codecom/CG

Marli Castelo Branco ressaltou, ainda, o apoio da Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres e outros entes ou instituições parceiras.

“Da parte da PMCG o apoio é total, inclusive com o uso de recursos financeiros até mesmo para o pagamento do transporte das mulheres participantes”, acrescentou.

Na avaliação das participantes, os cursos foram fundamentais para lhes garantir novas oportunidades no mercado de trabalho.

É o que pensa, por exemplo, Sônia Maria dos Santos Silva, que fez os cursos de Padaria, Eletricidade e Doceria.

“Realizo todos esses cursos pela vontade de aprender mais, além de poder, a partir agora, dispor de todas as condições para ganhar um trabalho, por ser viúva e não dispor de renda própria”, disse.

Quem tem o mesmo pensamento é a estudante Maria Betânia Vieira Fonseca, que fez os cursos de Confeitaria e de Padeiro.

Ela explicou que os cursos representaram uma oportunidade valiosa para se qualificar no concorrido mercado de trabalho.

“Agora, com certeza, terei mais chances de entrar neste mercado tão acirrado”, declarou, garantindo ter usufruído de cursos muito bem ministrados e da mais alta qualidade.

coordenadoria da mulher

Foto: Codecom/CG

Na avaliação do diretor-presidente da Consultoria Educacional Integrada (CEI), Alberto Ferreira, a parceria com a Prefeitura Municipal foi muito importante pela oportunidade de profissionalizar centenas de mulheres.

“Assim, com certeza, foi alcançado o objetivo de demonstrar a grande capacidade das mulheres em enfrentar o concorrido mercado de trabalho do mundo moderno, atuando, com êxito, nas mais diversas atividades profissionais, fazendo, para tanto, muitos cursos que antes eram tidos apenas para homens”, disse.

Ele garantiu que a CEI estará sempre disposta a dar a sua contribuição neste vasto campo de profissionalização das mulheres campinenses, podendo oferecer, em futuras oportunidades, cursos com carga horária média de duzentas horas e outros capazes de atender às necessidades de preparação de mão de obra qualificada.

Poderão ser atendidas, além das mulheres, outros segmentos sociais, carentes de oportunidades profissionais.

Durante a solenidade, em nome do prefeito Romero Rodrigues, falou o secretário Chefe de Gabinete, Fábio Tabosa.

Segundo ele, o prefeito campinense, desde o início da gestão, teve como meta garantir o máximo de apoio às mulheres.

Por isso a realização de cursos profissionais e muitas outras iniciativas. Além dele, prestigiaram a cerimônia o vereador Joia Germano e a senhora Valdiclécia Paulo Silva, que representou as demais alunas durante o ato solene.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons