...

Campina Grande - PB

Confiança da indústria sobe ao maior nível desde 2014

Polícia Federal investiga fraudes no Bolsa Atleta - image data on https://paraibaonline.com.br19/06/2016 às 9:27

Fonte: Da Redação*

A indústria, um dos setores mais afetados pela crise dos últimos anos, começa a recuperar a confiança. Em junho, os indicadores que medem a percepção do setor em relação ao futuro melhorou pelo segundo mês seguido.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial avançou 4,4 pontos entre maio e junho. Com esse aumento, ficou em 47,5 pontos – o maior valor desde novembro de 2014.

A melhora dos indicadores coincide com o período em que o presidente em exercício Michel Temer assumiu o Palácio do Planalto e começou a implementar medidas de ajuste da economia.

 A entidade, no documento que explica os dados, explicou que esse indicador é semelhante a um termômetro: o que estiver acima de 50 indica otimismo; abaixo representa pessimismo.

“O índice permanece abaixo dos 50 pontos, o que significa que o empresário ainda registra falta de confiança, embora cada vez menos intensa”, explicou a CNI no documento.

Complexo Industrial da GM em São Caetano do Sul/SP

Foto: Reprodução/Internet

No caso das expectativas em relação ao futuro, o industrial saiu da zona de pessimismo para a de confiança, com a pontuação subindo de 47 para 51,1.

Isso indica expectativa positiva para os próximos seis meses – desde outubro de 2014, o índice de expectativas encontrava-se abaixo dos 50 pontos.

Os dados mostram que esse empresário melhorou a confiança em relação à economia brasileira, mas o otimismo dele foi puxado especialmente pelas expectativas em relação à própria empresa.

Entre os segmentos industriais avaliados pela CNI, o de extração de minerais metálicos e o de biocombustíveis ultrapassaram a zona de pessimismo e estão dentro do que é considerado como área de confiança. Outros estão próximos de também romper esse limite.

*Com informações do Portal Brasil

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons