...

Campina Grande - PB

Coluna de Evaldo Gonçalves: Campina Universal

Polícia Federal investiga fraudes no Bolsa Atleta - image data on https://paraibaonline.com.br15/06/2016 às 8:28

Fonte: Da Redação

Foto: ParaibaonlinePor Evaldo Gonçalves*

Campina Grande jamais reivindicou títulos honoríficos ou distinções, desapropriada ou imerecidamente. Todos os qualificativos que conquistou refletem a coragem da sua gente e o apego aos desafios.  Por isso, tem sido Grande desde seus primórdios, e Rainha da Borborema, sem os defeitos inerentes à Monarquia.

Facilmente, tornou-se Metrópole, e  Capital Regional do Nordeste, dado o poderio do seu Comércio e a grandeza do seu Mercado, impondo-se pela diversidade de seus Serviços. A geografia não lhe beneficiou, porém, com as benesses das águas do Atlântico.

De há muito, luta por sua segurança hídrica diante das dificuldades quanto ao abastecimento do precioso líquido. Cumpre proclamar que João Suassuna, Argemiro de Figueiredo José Américo e Juscelino Kubitschek fizeram a sua parte.

Desde os Tropeiros, Campina aprendeu a resistir. Nada a intimida ou lhe tira o ânimo de prosseguir. É engenhosa. Há anos, oficializou as comemorações juninas, e o Prefeito Ronaldo Cunha Lima batizou a festa como o Maior São João do Mundo. Disseram: coisa de Poeta.

O fato é que o sonho tornou-se realidade. Homenageando as danças populares, a música nordestina, as manifestações folclóricas, a alegria do povo, Campina Grande acaba de receber do Rank Brasil, o Troféu de Exibição da Maior Quadrilha Junina do Mundo.

Campina está orgulhosa por mais um título de exaltação aos seus valores artístico-culturais. Todavia, por ser tão grande, não comemora egoisticamente a conquista: divide seus êxitos, como o fizera com os tropeiros e os migrantes, reconhecendo o prestígio da Música Popular nordestina, representada por muitos que têm em Gonzagão, José Dantas, Genival Lacerda, José Laurentino, Zé Marcolino, Flávio José, Capitão Zé Lagoa, Horácio Bacanasso seus representantes mais autênticos.

Não é sem razão que Campina Grande sempre foi, é, e será, merecidamente, Cidade Universal, pelo reconhecimento dos seus imortais valores artístico-culturais.

Aplausos, afinal, para os protagonistas do Espetáculo, responsáveis pela nova Láurea!

(*) Membro da APL

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons