...

Campina Grande - PB

Aesa garante que barragens de Camalaú e Poções estão aptas para receber transposição

Medida cautelar suspende criação da Guarda Militar - image data on https://paraibaonline.com.br17/06/2016 às 14:18

Fonte: Da Redação com Ascom

Em uma entrevista veiculada esta semana, o presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, afirmou que existem problemas estruturais nas barragens de Camalaú e de Poções, o que impossibilitaria a chegada das águas do Rio São Francisco no Açude de Boqueirão.

Através de uma nota enviada ao PARAIBAONLINE, o presidente da Aesa, João Fernandes, esclareceu que ambos os reservatórios não impedem a chegada das águas da transposição em Boqueirão.

joao_fernandes

Confira a nota na íntegra:

“Os reservatórios de Poções e Camalaú não são problemas para a transposição das águas do rio São Francisco. Elas não atrapalharão, de forma alguma, a passagem das águas. Estas barragens existem há muito tempo. São seguras e passarão por algumas melhorias que objetivam, tão somente, facilitar a liberação das águas (por caixas de descargas) para Campina Grande e outros municípios.

Sobre Poções, que tem capacidade quase 30 milhões de metros cúbicos de água, o DNOCS já abriu o processo para licitar e contratar as obras na barragem com vista a colocar duas comportas com diâmetro de 1,6 metro cada , bem como fazer o alargamento do sangradouro.

No caso de Camalaú, que tem capacidade para 48 milhões de metros cúbicos de água, o Governo do Estado está aguardando a entrega do projeto de adaptações do açude, que deve ter características semelhantes as de Poções.

O projeto de Camalaú também deverá colocar 2 comportas com diâmetro de 1,6m e alargar o sangradouro. As caixas de descargas permitirão a passagem rápida das águas e o alargamento aumentará a segurança da barragem. O Governo do Estado está esperando apenas a entrega do projeto pela KL Engenharia para tomar as devidas providências.

Se as águas chegarem em janeiro de 2017 ou mesmo em dezembro deste ano iremos canalizá-las pelo rio Paraíba em direção ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) com toda segurança e da forma mais rápida possível. Vale ressaltar que estas obras serão feitas apenas para facilitar a passagem das águas, ou seja, não há risco algum. Sobre esta assunto, o prefeito de Camalaú, Jacinto Bezerra, conhece bem as barragens e disse simplesmente a verdade. O mais é terrorismo que não resolve nada e assusta o povo. “

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons