Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 22/05/2017

Deboche alagoano

´Tucano´ ameaçar ´ciscar´

O Senado pode desobedecer a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que determinou em liminar que o mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja suspenso.

A estratégia, já discutida por alguns senadores, prevê que a defesa de Aécio recorra à Mesa do Senado questionando a validade da medida, conforme o jornal Folha de São Paulo.

Fora dos…

As investigações da Polícia Federal detectaram, no mês passado, um telefonema entre Aécio Neves e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

… Autos

O ´tucano´ solicita a Gilmar que apele ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para que ele aprove o projeto que trata de abuso de autoridade – aquele que visa inibir as investigações por parte da PF, Ministério Público e Judiciário.

Tempos…

Na ´missa da acolhida´, celebrada na tarde/noite de sábado em João Pessoa, Dom Manoel Delson, novo arcebispo da Paraíba, sublinhou que “são muitos os males que nos atingem neste tempo de trevas, de incertezas, de muita insegurança”.

… Bicudos

Ele observou que “o início do meu ministério na Arquidiocese da Paraíba dá-se num tempo difícil: tempo de mudança de época, de muitas crises, ética e moral, política, hídrica e econômica, de violência crescente e suas consequências”.

“Trevas”

O arcebispo acrescentou que “o relativismo cultural parece levar a humanidade para um tempo de trevas. Faltam referências humanas que possam servir de orientação para as gerações presentes e para as futuras, as gerações mais jovens”.

Servo

Dom Delson destacou que “o meu lema episcopal é ´ide aos meus irmãos´ (Jo 20, 17), que dá o tom dos meus propósitos. Venho, como irmão, para servir, venho para caminhar com os que Jesus Cristo me deu como irmãos. Olho em cada um e vejo o rosto do Cristo, que me convida a O amar. Sei que vocês são presentes de Cristo para mim”.

Retomada

O TRE-PB deverá retomar hoje o julgamento referente ao processo que diz respeito às eleições proporcionais do ano passado em Campina Grande, movido pelo suplente de vereador Álvaro Farias (PSC) contra o vereador Luciano Breno (PPL), cujo foco é a filiação do ex-candidato a vereador Jair Santos Arruda (PPL).

Versão

O advogado Severino Medeiros Ramos Neto, que defende Jair, remeteu um ´direito de resposta´ relacionado ao que foi publicado dias atrás neste espaço.

É o que segue, com a publicação retardada devido ao ´turbilhão´ que se verifica na política nacional.

Tudo comprovado

“O processo de registro de candidatura de Jair Santos Arruda foi julgado procedente em grau de recurso, onde ficou demasiadamente comprovado a filiação do mesmo ao Partido Pátria Livre, onde tal decisão encontra-se transitada em julgado.

Confirmação

“Não obstasse o deferimento do registro de candidatura, Jair Santos Arruda requereu a Justiça Eleitoral a sua filiação ao PPL, o que também foi concedido em grau de recurso pelo TRE.

Reiteração

“Denota-se que o TRE já se manifestou por duas oportunidades sobre a regular filiação de Jair ao PPL, o que demonstra por si só que a pretensão requerida no Recurso Contra Expedição de Diploma impetrado pelo senhor Álvaro Luís Leite de Farias já foi amplamente analisado com duas decisões transitadas em julgado.

Parecer

“Especificamente sobre o atual processo que tramita no TRE–PB, cabe esclarecer que o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável a Jair, por entender que a Corte Eleitoral não pode tratar da mesma matéria de fato já anteriormente com decisão transitada em julgado, em conformidade com a Legislação Eleitoral e ainda opinou que no mérito reconhece a filiação de Jair ao PPL.

Relatoria

“Nesse mesmo sentido votou o relator Dr. Breno Wanderley, por entender que se trata de matéria já julgada pela Corte Eleitoral Paraibana.

´Voto vista´

“O processo encontra-se com o pedido de vistas do Dr. Emiliano Zapata, e a expectativa é que retornara seu julgamento na próxima (nesta) segunda feira.

Fecho

“Esses são os esclarecimentos devidos e necessários sobre o Recurso de Expedição de Diploma interposto por Álvaro Farias em face de Jair dos Santos Arruda”.

Vacilo

De acordo com levantamento realizado pela Defensoria Pública do Estado, somente este ano já ocorreram aproximadamente 150 prisões decorrentes de atraso no pagamento da pensão alimentícia.

Da boca de…

“… O Brasil parece uma empilhadeira de crises…” (Luís Francisco Carvalho, advogado e colunista do jornal Folha de São Paulo).

Escárnio

A nota divulgada no final de semana pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é revoltante, pelo grau de – permita-me a expressão – descaramento de seu conteúdo.

Leia: “A citação do delator (Grupo JBS) é fantasiosa (…) Ele ou qualquer outro delator jamais falaria comigo sobre propina ou caixa 2. Se fizesse isso, eu teria mandado prendê-lo”.

Presidente Temer... É fim de linha!...