Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 21/02/2017

A seca na ótica externa

Sem prosperar

O senador Raimundo Lira (PMDB) estancou, no nascedouro, a especulação, veiculada por um jornal, segundo a qual estaria com o seu nome sendo cogitado para presidir ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.

O citado Conselho tem por finalidade apurar as denúncias que envolvem os senadores.

Um cargo muito distante da presidência da Comissão de Constituição e Justiça, para o qual foi preterido pela cúpula nacional do PMDB.

Foco

Lira alegou que o ano que começa será por ele priorizado para intensificar o trabalho em prol da liberação de recursos para os municípios paraibanos.

Magnífico

Está marcada para as 10 horas de hoje, em Brasília, a posse do novo reitor da UFCG, professor Vicemário Simões.

Ele vem

O presidente Michel Temer decidiu comparecer à solenidade de chegada das águas do Rio São Francisco à cidade de Monteiro, na Paraíba.

Será dia 6 próximo e as providências preliminares já estão sendo tomadas.

Em campanha

O senador paraibano (eleito pelo Rio de Janeiro) Lindbergh Farias resolveu entrar na disputa pela presidência do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores.

Em bloco

A maioria dos governadores está propondo ao Congresso Nacional um ´pacote´ com medidas que interessam aos governos estaduais.

Conteúdo

Entre essas iniciativas estão a abertura de uma segunda etapa para o programa de repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior; o projeto que estabelece um regime especial para pagamento de precatórios; a aprovação de uma proposta que autorize a venda de dívida ativa dos Estados e municípios; o projeto que trata da convalidação dos incentivos fiscais.

Mais

Os executivos estaduais também querem a aprovação do projeto que dispõe sobre a utilização de depósitos judiciais por Estados e municípios; a cobrança de operadores de plano de saúde por atendimentos médicos nos serviços públicos; e o avanço de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da incidência de ICMS sobre leasing, inclusive de mercadorias bens provenientes do exterior.

Novo titular

Sem muito alarde, o advogado Fábio Thoma, ligado ao deputado Veneziano (PMDB), assumiu a direção do Detran em Campina Grande.

Imperdível

Um programa sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, com a narrativa de quem conhece como poucos o tema: o ex-senador Marcondes Gadelha é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´, na TV Itararé – canal 18.1 (digital) e 19 (analógico), além do endereço eletrônico www.tvitarare.com.br

O detalhe

Com o término do horário de verão, o programa volta a ser exibido às 22 horas, após o Jornal da Cultura.

 

´Tô fora´

O ex-governador Roberto Paulino rechaçou, ontem, a sugestão do deputado Veneziano para se habilitar à presidência do PMDB/PB: “Eu fico feliz de alguns companheiros lembrarem o meu nome. Mas sou vice-presidente e fico na linha. Acho que o PMDB da Paraíba está bem dirigido com José Maranhão”.

Da boca de…

“… Não há nenhuma intenção do governo estadual de privatizar a Cagepa…” (João Azevedo, secretário de Infraestrutura do Estado).

Tudo…

Reportagem publicada no final de semana no ´Estadão´ mostra que o TSE acumula 146 prestações de contas de partidos políticos sem julgamento.

… Emperrado

São contas relativas aos exercícios de 2011 a 2015, que somam recursos públicos da ordem de R$ 2 bilhões e 200 milhões, canalizados para o Fundo Partidário.

Recheio

É bom lembrar que essas prestações de contas têm a engordá-las as verbas originárias de empresas privada, algo que era permitido até setembro de 2015.

E quando existiam essas verbas, representavam a parte mais volumosa.

O detalhe

As contas relativas ao exercício de 2011 vão prescrever em abril próximo.

Ou seja, serão consideradas compulsoriamente aprovadas.

Outro lado

O TSE explicou que dispõe de apenas oito servidores para analisar essas prestações de contas, como também as contas de campanhas dos presidenciáveis.

Precedente

Em 2014, o TSE determinou que fossem arquivadas todas as prestações de 2009 e anos anteriores, mesmo com o posicionamento contrário da Procuradoria Geral Eleitoral.

Mídia global

A agência de noticias Reuters, uma das maiores do mundo, publicou uma reportagem especial sobre a seca no Nordeste, com destaque para Campina Grande e o seu ´balão de oxigênio´: o açude de Boqueirão.

APARTE reproduz da matéria.

Desespero

“Carcaças de vacas jazem em campos chamuscados nos arredores da cidade de Campina Grande, na Paraíba, e cabras famintas procuram comida no chão de terra rachada do reservatório de Boqueirão, que serve a cidade desesperada por água.

Colapso

“O Nordeste árido do país está enfrentando sua pior seca que se tem registro, e Campina Grande, que tem 400 mil habitantes que dependem do reservatório, está ficando sem água”.

Razões do adiamento

Ainda a Reuters: “Iniciado em 2005 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto (de transposição) foi adiado por disputas políticas, corrupção e custos excedentes de bilhões de reais”.

O PSDB/PB vai se reunir para pensar 2018?...