Domingo, 21 de Abril de 2013 10h06
Jucá comemora benefícios da MP 589 para estados e municípios
-A
+A

Em pronunciamento no Senado pela liderança do PMDB, o senador Romero Jucá (RR) comemorou a aprovação pelo Senado do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 4/2013, oriundo da Medida Provisória (MP) 589/12, que trata da repactuação das dívidas de estados e municípios com a Previdência Social. Conforme ressaltou o parlamentar, a possibilidade de parcelamento de dívidas em 240 meses ou em prestações de 1% da receita corrente líquida média da unidade federada permitirá a obtenção de novos recursos da União por parte dos estados.

- É uma repactuação compatível com a condição financeira dos municípios para arcarem com esse parcelamento, pagarem suas dívidas e ficarem adimplentes com o sistema previdenciário - resumiu.

Jucá também elogiou o método de "ação rápida" para que estados e municípios se tornem adimplentes: no momento em que a prefeitura ou o estado pedir parcelamento, passará a pagar 0,5% da receita corrente líquida até que a Receita Federal consolide esse débito. Outro ponto positivo da MP, em sua avaliação, é o aumento da transparência quanto aos débitos com a Previdência Social:

- É uma dificuldade um município saber quanto deve à Previdência. Na verdade, vira uma conta secreta e não se tem ideia dessa dívida - disse o senador.

Entre outras providências citadas por Jucá, a medida provisória autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a atuar em microcrédito, promove a portabilidade do financiamento imobiliário para qualquer banco, e isenta de Imposto de Renda as agências de turismo que contratem serviços fora do país. Ele cumprimentou os líderes no Senado, que tornaram possível a votação da MP antes do fim do prazo, e destacou a importância da norma para mais de 4 mil municípios que têm problemas de dívidas com o INSS.

- Estamos aqui construindo uma solução que vai beneficiar todos esses municípios - comemorou.

Fonte: Agência Senado
24
Julho de 2014
UEPB promove palestra sobre os desafios do jornalismo ao vivo
24
Julho de 2014
Dormitório de construtora pega fogo na Capital
24
Julho de 2014
Acidente envolvendo carro com turistas em ônibus em JP


» TODAS AS NOTÍCIAS